Gkfx forex am abend piano


ARTIGO DE WIKIPEDIA O Teatro Nacional de Tóquio, onde Jahreslauf foi estreada em 1977, Dienstag é uma ópera para 17 intérpretes solitários (três cantores, 10 instrumentistas, 4 mestres-dançarinos), atores, mímicos, coro, orquestra e música eletrônica. Terça-feira é o dia vermelho do conflito entre Michael e Lúcifer (Stockhausen, 1989b, 200). Como foi o caso da maioria das óperas no ciclo de Licht, as seções componentes de Dienstag foram comissionadas e compostas separadamente, e foram dadas as primeiras estréias. O primeiro componente desta ópera foi na verdade a primeira parte de todo o ciclo de Licht a ser composto: Jahreslauf (Curso dos Anos), que se tornou o primeiro ato de Dienstag. Foi originalmente escrito em 1977 como uma peça independente para gagaku ensemble. Stockhausen terminou em Kyoto no outono de 1977 e foi estreada pelo Imperial Gagaku Ensemble no Tokyo National Theatre em 31 de outubro. Esta versão é dedicada a Jaynee Stephens. Uma versão de concerto para instrumentos europeus, com o título ligeiramente diferente Der Jahreslauf (O Curso dos Anos), foi realizada no Salão de Broad Broadcasting do WDR. Colónia, em 10 de fevereiro de 1979. Um dia antes da estréia, uma gravação em estúdio foi feita para lançamento comercial, e os mesmos músicos participaram de cinco apresentações deste ato produzido pela Ópera de Paris na Opra-Comique de 20 a 24 de novembro de 1979 (Stockhausen 1989a, 156). Foi ao trabalhar sobre esta peça no Japão que lhe ocorreu a idéia de compor um ciclo de sete partes de óperas, todas baseadas em uma única e multi-camadas fórmula musical (Kurtz 1992. 2). Na primavera de 1991, Stockhausen acrescentou um quadro narrativo para Michael e Lucifer (Kurtz, 1992, 236). Fase da Klord Philharmonie, onde o Dienstags-Gru foi estreado O Dienstags-Gru foi encomendado pela Universidade de Colônia para a celebração do 600 º aniversário de sua fundação em 1388. Foi estreada sob o título Willkommen mit Friedensgru (Welcome with Peace Greeting) em 4 de novembro de 1988 na Klner Philharmonie, como parte da cerimônia de aniversário. Os intérpretes foram Annette Meriweather (soprano), o Collegium Musicum Vocale da Universidade de Colónia e um conjunto de nove trompetes (ensaiadas por Markus Stockhausen) e nove trombones (ensaiados por Michael Svoboda), com Michael Obst e Simon Stockhausen (sintetizadores) . Dieter Gutknecht, diretor musical da universidade, conduziu. Willkommen abriu a cerimônia, seguida pelos reitores saudação, discursos do prefeito de Colônia, o governador do estado da Renânia do Norte-Vestfália. E o presidente da Alemanha, ea conferência de honras pelo reitor. O Friedensgru foi então realizado e, após uma palestra comemorativa, a última seção foi repetida como um hino de encerramento (Stockhausen, 1989a, 58). Museu Ludwig, onde Klavierstck XV foi estreado (Catedral de Colônia no fundo) O segundo ato, Invasão. Foi originalmente encomendado para o Ensemble InterContemporain por Michel Guy, diretor do Festival dAutomne, por ocasião do bicentenário da Revolução Francesa em 1989. No entanto, a administração do conjunto se recusou a executá-lo depois de ter sido informado dos requisitos. Consequentemente, a pontuação não foi trabalhada até 1990 (Stockhausen, 1998a, 16). A parte do sintetizador solo, juntamente com a música eletrônica para o fechamento de cinco cenas deste ato (Piet, Explosion, Jenseits, Synthi-Fou e Abschied) constituem Stockhausens Klavierstck XV (Kiec 2004). A partitura é dedicada ao filho do compositor, Simon Stockhausen, que deu a performance de estréia no Museu Ludwig em Colônia, em 5 de outubro de 1992. Dienstag como um todo foi originalmente encomendado pelo Teatro alla Scala. Milan, mas em 7 de maio de 1991 o novo Sovrintendente de La Scala, Carlo Fontana, escreveu Stockhausen para dizer cortes no apoio do governo de La Scala tinha forçado cancelamento da estréia lá em 1992 como planejado, ea correspondência subseqüente levou à liberação de direitos para A estréia (Stockhausen, 1998a, 2838). Dienstag foi dada sua estréia encenada em 28 de maio de 1993 pela Ópera de Leipzig. As actuações subsequentes ocorreram nos dias 29 e 30 de Maio. A realização da fase foi por Uwe Wand, Henryk Tomaszewski. E Johannes Conen. Karlheinz Stockhausen foi o diretor musical e projetista de som. Os ator-mímicos eram membros do Tomaszewski Pantomime Theatre, Wrocaw. Roles editar A Ópera de Leipzig, onde Dienstag foi pela primeira vez Michael em combate com Lúcifer Dienstags-Gru editar A Boletim de boas-vindas de um coro de trombetas e trombones com sintetizadores é seguido por um cumprimento de paz, em que um coral de sopranos e tenores de Michael opõe um Lucifer coro de altos e baixos de lados opostos do salão em uma disputa musical. Uma soprano (Eva) intervém quatro vezes em uma tentativa de mediar primeiro aparecendo no lado direito da platéia, depois na parte de trás, e uma terceira vez à esquerda, antes de finalmente sair para o palco em frente onde ela permanece, cantando Para ambos os grupos até o fim, quando ambas as partes concordam, Queremos paz, liberdade, mas com uma diferença restante, em / sem Deus (Stockhausen, 1989a, 6566). Ato 1: Der Jahreslauf editar O primeiro ato, O Curso dos Anos. É executado como um ballet. Acompanhado por um tenor, baixo, ator-cantores, orquestra moderna, fita e som projetista. Lucifer desafia Michael a um concurso, uma corrida dos anos. Ele, Lúcifer, tentará parar o fluxo de tempo, e Michael tentará fazê-lo funcionar novamente. Quatro dançarinos personificam os anos, as décadas, os séculos e os milênios, enquanto quatro grupos de músicos tocam música em quatro camadas temporais correspondentes. Lúcifer pára a corrida quatro vezes com tentações, e cada vez que Michael encontra incitações para fazê-lo ir novamente (Stockhausen 1998a. 7374). First Temptation editar Um sino de navios e passos de marcha de três personagens entrando são seguidos por um anúncio por vozes mens oferecendo flores aos corredores, que param. First Incitation edit As crianças correm, batendo palmas, e uma voz de meninas exorta o público a aplaudir os corredores, que retomam. Second Temptation editar Um cozinheiro com especiarias requintadas Second Uncitement edit Um leão ruge, e os corredores rapidamente retornam às suas rodadas. Terceira tentação editar Um automóvel dirige no palco, tooting quatro chifres de bulbo. Os corredores param para assistir. Third Incitement edit Uma menina corre para anunciar um prêmio em dinheiro para o vencedor da corrida, o que estimula os corredores. O carro sai correndo. Fourth Temptation edit A lenta, sensual blues em estilo de clube de noite é seguido por uma voz mans, anunciando a entrada de uma figura feminina: ho ho ho ho: stark nua Quarta Incitação edit Uma tempestade feroz quebra o feitiço e os corredores continuam. Com ironia, Lucifer felicita Michael por vencer o concurso, mas adverte sombriamente: MIKA, prepare-se para uma luta muito mais dura (Stockhausen, 1989a, 76). Sintetizador Yamaha DX7-II, semelhante a um dos sintetizadores utilizados na produção do módulo sintetizador Oktophonie Oberheim Matrix 1000, do tipo usado na produção de amostrador Oktophonie Casio FZ-1, do tipo usado na produção Oktophonie A música eletrônica de oito canais (chamada Oktophonie quando executada separadamente) é projetada dos cantos de um cubo ao redor do público ao longo do ato 2. O ato é dividido em três seções grandes, juntas contendo onze cenas, embora funcionem continuamente sem interrupção Stockhausen 1989a 16): Invasion editar O estágio é enchido com um precipice rochoso, coberto com as videiras, o musgo, os arbustos, e os arbustos. Na parte dianteira há uma borda levantada, rochosa, que inclina para baixo à terra à esquerda e à direita. A noite está caindo e o céu está nublado (Stockhausen, 1989a, 219). Erste Luftabwehr (Primeira Defesa Aérea). Alto acima da parte traseira, um tom sombrio, som profundo droning aproxima-se, unido logo pela música mais brilhante. As bombas de som profundo explodem em intervalos periódicos. Os holofotes saltam das fendas da face da rocha e varrem o céu. Cannon focinhos em forma de trompete sinos são apenas visíveis no precipício. Quando um som cordal de esquadrões de vôo de alta altitude aparece, salvas de mísseis antiaéreos soam para o céu. Três vezes, os aviões de cor prateada são trazidos girando para baixo para bater na borda da rocha. A face da rocha se abre à direita. Uma figura sombria desliza para fora, aproxima-se de um dos aviões derrubados, e lentamente extrai um corpo humano em miniatura e contorcido. Depois de segurá-la no brilho dos holofotes, a figura desaparece de volta pela porta rochosa, que fecha novamente (Stockhausen, 1989a, 21921). Invasão Erste (Primeira Invasão). À medida que as bombas sonoras continuam a detonar, os sinais de trombetas e trombones podem ser ouvidos. Tropas de luciferes, vestidas de preto e vermelho vestido de batalha invadem o corredor, perseguido por tropas de trompetista Michaels, vestido de azul claro e vermelho. À medida que os combatentes se movem para lá e para cá, as tropas de Lúcifer conseguem remover parte da camuflagem do precipício, revelando uma parede de bunker de cromo. O combate se desloca para a direita, as detonações baixas cessam, o flak da música cai em silêncio, eo segmento de quarta-feira melancólico da fórmula de Eves na música octophonic satura o espaço. Zweite Luftabwehr (Segunda Defesa Aérea). Mais uma vez, os holofotes encontram um alvo no céu, e um som sibilante dispara da parede cromada e atinge seu alvo. Um retumbar suave retoma, e uma voz nova do espaço exterior conta, lentamente e hoarsely de um a sete. Zweite Invasion (Segunda Invasão). Enquanto a defesa aérea continua, os trombetas Michaels (agora vestidos com uniformes de cromo azulado) entram da direita, caindo para trás do ataque das tropas de trombone de Lucifers (usando armamento de cromo preto cintilante). A luta intensifica-se, e se concentra na base do bunker. Apesar da resistência feroz das forças de Michaels, a tropa de Lucifer sobe no bunker e começa a cortar a parede do cromo às partes, usando soldadores do laser. Atrás das placas de cromo é revelado uma parede de cristal de rocha. Verwundung (Vítima). Um grito penetrante corta a agitação, e os sons de combate cessam abruptamente. Os combatentes se afastam para a direita e para a esquerda. Um trompetista está na base do bunker, gravemente ferido. Piet editar Piet no Markuskapelle em Altenberg, onde Stockhausen cresceu Piet. Um dos trompetistas de Michael foi mortalmente ferido. Eva (soprano) aparece e senta-se, embalando o trompetista moribundo em seu colo em uma pose semelhante ao retrato de Cristo no colo de sua mãe Mary em muitas pinturas e esculturas intitulado Piet. A alma dos trompetistas sobe de seu corpo e fica, muito alta, atrás de Eve e toca um flugelhorn de quarto de tom em um dueto com ela. Invasão Dritte (Terceira Invasão). A fenda de um foguete subindo da parede de cristal para o céu surpreende Eve e faz com que a forma etérea que está atrás dela se evapore. Duas escoltas levam o corpo dos trompetistas para o bunker, seguido por Eve, enquanto os holofotes escaneiam o céu. Uma festa de assalto de Lúcifer persegue um grupo de partidários de Michaels em direção ao bunker. Explosão. Como uma rápida sucessão de foguetes para baixo uma máquina voadora após a outra, as tropas Lúcifer chegar ao bunker de cristal que eles atacam com blowtorches e explosivos. Uma sucessão de três grandes explosões progressivamente quebra o bunker em fragmentos, como os lutadores desaparecem. Jenseits editar Ascent of the Blessed (detalhe), do polyptych Visions of the Hereafter (cerca de 1490) por Hieronymus Bosch um dos pintores favoritos de Stockhausens (Cott 1973. 215) Jenseits (O Futuro). À medida que a neve do pó do cristal pulverizado se dispersa, acordes calmos ressoam da abertura no bunker. No interior, um mundo de vidro banhado em luz branca torna-se visível, no meio do qual uma correia transportadora de vidro lentamente carrega soldados de prata e vidro de brinquedo, aviões, tanques e navios de guerra, marcados em grupos por pontos coloridos ou listras. À esquerda estão assentados seres de vidro azulado com altas vozes masculinas opostas à direita são criaturas semelhantes com vozes escuras. Todos eles olham para os brinquedos de guerra passando e, aos poucos, puxam para eles um ou vários brinquedos usando ancinhos de croupier de vidro, derrubando-os em uma esteira inferior movendo-se na direção oposta. Enquanto isso, os relógios de troca de ações totalizam as vitórias e as perdas, enquanto o zumbido se transforma em canto. Akai S1000: um dos dois samplers usados ​​por Simon Stockhausen para Synthi-Fou Roland D-50: um dos três sintetizadores utilizados para Synthi-Fou Synthi-Fou. Às palavras apagam o sofrimento em toda a eternidade, as enfermeiras vermelhas de vidro entram e alguns dos homens levantam os braços acima de suas cabeças, acenando-os para frente e para trás. As mulheres estão atrás e acima dos homens de vidro sentado, e segurar as pontas dos dedos de uma ou ambas as mãos. Os jogadores da guerra são prendidos pela entrada de um músico colorido longo-cheirado que desgasta as orelhas de elefante verdes e os óculos de sol enormes. Ele é cercado por vários teclados e alto-falantes e toca um solo fouturístico, absolutamente feliz. Os guerreiros deixam a sua actividade e cantam acordes acompanhando Synthi-Fou. Embora sua linguagem seja ininteligível, é claro que eles são divertidos. Abschied (Adeus). À medida que o Synthi-Fou se torna extático, os brinquedos negligenciados caem da correia transportadora e os limites da sala se transformam em espelhos que refletem, invertem, misturam e transformam os seres que partem em movimentos de dança estilizados, deixando Synthi-Fou sozinho no fim. Discografia editar Stockhausen, Karlheinz. Dienstag aus Licht. Annette Meriweather (soprano) Julian Pike (cantor) Nicholas Isherwood (baixo) Markus Stockhausen (trombone de piccolo) Simon Stockhausen (sintetizador) Coro de WDR, Conjunto Vocal de Leipzig, Coro da Comédia Musical Leipzig. Karlheinz Stockhausen (projeção sonora). Stockhausen Edição completa, CD 40 AB (2CDs). Krten: Stockhausen-Verlag, 1995. Schpfung und Erschpfung. Musik em Deutschland 19502000. Mauricio Kagel Karlheinz Stockhausen. CD 74321 73635 2. Munique: BMG Ariola Classics, 2003. Inclui Piet. Do ato 2 de Dienstag aus Licht com Annette Meriweather (soprano), Markus Stockhausen (flugelhorn), e música eletrônica. Stockhausen, Karlheinz. Der Jahreslauf. Wilhelm Neuhaus, Gnter Hempel, Harald Hoeren (harmônios) David Gray (bigorna) Kurt Nitschke, Hans-Martin Mller, Josef Heck (piccolos) Martin Schulz (bongô) Hugo Read, Gerhard Veek, Norbert Stein (soprano saxofones) Christoph Caskel Tambor) Annemarie Bohne (cravo) Theodor Ross (guitarra) fita Karlheinz Stockhausen, projeção de som. (LP) DG 2531 358. Hamburgo: Polydor International, 1981. Reeditado em CD, Stockhausen Edição Completa CD 29. Krten: Stockhausen-Verlag, 1993. Stockhausen, Karlheinz. Oktophonie. Stockhausen Edição completa CD 41. Krten: Stockhausen-Verlag, 1994. Stockhausen, Karlheinz. Synthi-Fou (Klavierstck XV). Dienstags Abschied Klangfarben von Jenseits - Synthi-Fou - Abschied. Solo Synthi-Fou Simon Stockhausen (sintetizador). Stockhausen Complete Edition CD 42 (2CDs). Krten: Stockhausen-Verlag, 1994. Stockhausen, Karlheinz. PosauneEuphonium. Signale zur Invasion (de Dienstag aus Licht) Em Freundschaft. Kinntanz (de Samstag aus Licht Michael Svoboda (trombón), Andreas Boettger (percussão), Simon Stockhausen (sintetizador). Stockhausen Complete Edition CD 44 (single CD) Krten: Stockhausen-Verlag, 200. Markus Stockhausen Joga Karlheinz Stockhausen. (Trompete), Nick de Groot (contrabaixo), Annette Meriweather (soprano) (Parada de Michaels Reise um die Erde para trompete e contrabaixo Aries de Sirius para trompete e música eletrônica Em Freundschaft para trompete Piet de Dienstag aus Licht Para flugelhorn e soprano.) EMI Classics (CD) 5 56645 2. Colónia: EMI Electrola GmbH, 1998. Reeditado Stockhausen Edição Completa CD 60. Krten: Stockhausen-Verlag Stockhausen, Karlheinz Saxofone Amour para saxofone Saxophon und Bongo Dienstag aus Licht) Piccolo para saxofone com sinos de gueixa (de Dienstag aus Licht) Em Freundschaft para saxofone Knabenduett (de Donnerstag aus Licht) Julien Petit e Antonio Felippe Belijar (saxofones), Kathinka Pasveer ), Michael Pattmann (bongo), música eletrônica e concreta. Stockhausen Complete Edition 78 (único CD). Krten: Stockhausen-Verlag, 2005. Da lontano: Giacinto Scelsi, John Cage, Karlheinz Stockhausen, Luigi Nono. Stockhausen, Signale zur Invasion I (de Dienstag aus Licht. Versão para trombone não acompanhado) Scelsi, Mantramcanto anonimo Gaiola: Solo para Trombone Deslizante Nono: Post-prae-ludium n. 1 por donau. Mike Svoboda, trombone e tuba Holger Stenschke, eletrônica ao vivo (na peça Nono). Gravado em 2527 de novembro de 2017, Deutschlandfunk Kammermusiksaal. SACD gravação híbrida: 1160disc, 12160cm. Estéreo surround. Wergo WER 6744 2. Mainz: Wergo, 2017. Referências editar Bentivoglio, Leonetta. 1993. Karlheinz Stockhausen: e luce fu. La Repubblica (23 de Junho). Brotbeck, romano. 2004. Anmerkungen zur Piet. Em Internationales Stockhausen-Symposion 2000: LICHT. Musikwissenschaftliches Institut der Universitt zu Kln, 19. bis 22. Oktober 2000. Tagungsbericht. Editado por Imke Misch e Christoph von Blumrder, 5160. Mnster: Lit-Verlag. ISBN 3-8258-7944-5. Cott, Jonathan. 1973. Stockhausen: Conversas com o compositor. Nova Iorque: Simon e Schuster. ISBN 0-671-21495-0. Dirmeikis, Paul. 1999. Le Souffle du temps: Quodlibet para Karlheinz Stockhausen. La Seyne-sur-Mer: diárias Telo Martius. ISBN 2-905023-37-6 1. Drew, Joseph. 2017. Michael da luz: Um estudo do caráter do herói de Karlheinz Stockhausens. Ph. D. Diss. Nova York: Universidade de Nova York. Fowler, Michael. 2017. Tornando-se o Synthi-Fou: Stockhausen eo New Keyboardism. Tempo 65, n. 255 (Janeiro): 28. doi: 10.1017 / S0040298211000015 Frisius, Rudolf. 2017. Karlheinz Stockhausen III: Die Werkzyklen 19772007. Mainz, Londres, Berlim, Madrid, Nova Iorque, Paris, Praga, Tóquio, Toronto: Schott Music GmbH amp Co. KG. ISBN 978-3-7957-0772-9. Henkel, Georg. 2017. Kosmisches Lachen: Synthi-Fou e der nrrische Humor em Karlheinz Stockhausens Opernzyklus Licht. Hamburgo: Tredition GmbH. ISBN 978-3-8491-1646-0. Hennenberg, Fritz, e Regine Palmai (eds.). 1993. Leipziger Opernbltter. Spielzeit 1992/93, no. 16: Karlheinz Stockhausen: Dienstag aus Licht. Szenische Urauffhrung. Leipzig: Oper Leipzig. Herbort, Heinz Josef. 1993. Lat den Krieg. Macht Frieden Músico: Karlheinz Stockhausens Dienstag aus Licht em Leipzig szenisch uraufgefhrt. Die Zeit (4 de Junho). Reproduzido em Stockhausen 70: Das Programmbuch Kln 1998. Editado por Imke Misch e Christoph von Blumrder, 15960. Signale aus Kln: Beitrge zur Musik der Zeit 1. Saarbrcken: PFAU-Verlag, 1998. ISBN 3-89727-047-1. Kiec, Michelle. 2004. A Super-Fórmula de Licht: Métodos de Manipulação Composicional em Karlheinz Stockhausens Klavierstcke XIIXVI. DMA diss. Baltimore: Universidade Johns Hopkins, Instituto Peabody. Kohl, Jerome. 1990. No Middleground: Fórmula Sintaxe em Stockhausens Licht. Perspectivas da Nova Música 28, no. 2 (Verão): 26291. Kohl, Jerome. 2004. Der Aspekt der Harmonik in Licht. Em Internationales Stockhausen-Symposion 2000: LICHT. Musikwissenschaftliches Institut der Universitt zu Kln, 19. bis 22. Oktober 2000. Tagungsbericht. Editado por Imke Misch e Christoph von Blumrder, 11632. Mnster, Berlim, Londres: LIT-Verlag. ISBN 3-8258-7944-5. Kurtz, Michael. 1992. Stockhausen: Uma biografia. Traduzido por Richard Toop. Londres e Boston: Faber e Faber. ISBN 0-571-14323-7 (pano) ISBN 0-571-17146-X (pbk). Maconie, Robin. 2005. Outros planetas: A música de Karlheinz Stockhausen. Lanham, Maryland, Toronto, Oxford: A imprensa do espantalho, Inc. ISBN 0-8108-5356-6. Nitz, Anett. 1993. Prophetie aus Licht Zu Stockhausens Oper Dienstag. Posicionamento: Beitrge zur Neuen Musik no. 16: 2934. Schulze-Reimpell, Werner. 1993. Krieg der Instrumente: Karlheinz Stockhausen prsentiert die Urauffhrung von Dienstag aus seinem siebenteiligen Monumentalwerk Licht an der Leipziger Oper. Rheinischer Merkur (4 de Junho). Shimizu, Minoru. 1999. Stockhausen und Japan, Licht und Schatten. No Internationales Stockhausen-Symposion 1998: Musikwissenschaftliches Institut der Universität zu Kln, 11. bis 14. November 1998. Tagungsbericht. Editado por Imke Misch e Christoph von Blumrder, 8794. Signale aus Kln: Beitrge zur Musik der Zeit 4. Saarbrcken: PFAU-Verlag. ISBN 3-89727-050-1. Stockhausen, Karlheinz. 1978. Texte zur Musik. Vol. 4, editado por Christoph von Blumrder. DuMont Dokumente. Colónia: DuMont Buchverlag. Stockhausen, Karlheinz. 1989a. Texte zur Musik. Vol. 5, editado por Christoph von Blumrder. DuMont Dokumente. Colónia: DuMont Buchverlag. ISBN 3-7701-2249-6. Stockhausen, Karlheinz. 1989b. Texte zur Musik. Vol. 6, editado por Christoph von Blumrder. DuMont Dokumente. Colónia: DuMont Buchverlag. ISBN 3-7701-2249-6. Stockhausen, Karlheinz. 1993. Outubrofonia. Música eletrônica de terça-feira da luz, traduzida por Jerome Kohl. Perspectivas da Nova Música 31, no. 2 (Verão): 15070. Stockhausen, Karlheinz. 1998a. Texte zur Musik. Vol. 8: Dienstag aus Licht Elektronische Musik, editado por Christoph von Blumrder. Krten: Stockhausen-Verlag. ISBN 3-00-002131-0. Stockhausen, Karlheinz. 1998b. Texte zur Musik. Vol. 9: ber Licht Komponist und Interpret Zeitwende, editado por Christoph von Blumrder. Krten: Stockhausen-Verlag. ISBN 3-00-002131-0. Stockhausen, Karlheinz. 1998c. Texte zur Musik. Vol. 10: Astronische Musik Echos von Echos, editado por Christoph von Blumrder. Krten: Stockhausen-Verlag. ISBN 3-00-002131-0. Stockhausen, Karlheinz. 2000. Neue Raum-Musik: OKTOPHONIE. Em Komposition und Musikwissenschaft im Dialog. I (19971998). Editado por Imke Misch e Christoph von Blumrder, 6077. Signale aus Kln 3. Saarbrcken: Pfau-Verlag, ISBN 3-89727-049-8. Toop, Richard. 2008. Dienstag aus Licht (Terça-feira de Luz). Grove Music Online: The New Grove Dicionário de Ópera (22 de outubro) (Acessado 17 de abril de 2017). Ulrich, Thomas. 2004. Moral und bermoral em Stockhausens Licht. Em Internationales Stockhausen-Symposion 2000: LICHT. Musikwissenschaftliches Institut der Universitt zu Kln, 19. bis 22. Oktober 2000. Tagungsbericht. Editado por Imke Misch e Christoph von Blumrder, 7488. Mnster: Lit-Verlag. ISBN 3-8258-7944-5. Ulrich, Thomas. 2008. Anmerkungen zu Luzifer. Em Gedenkschrift fr Stockhausen. Editado por Suzanne Stephens e Kathinka Pasveer. 20211. Krten: Stockhausen-Stiftung em Musik. ISBN 978-3-00-023528-3. Ulrich, Thomas. 2017a. Lúcifer e moralidade em Stockhausens Ciclo de Ópera Licht, traduzido por Jerome Kohl. Perspectives of New Music 50, ns. 1 amp 2 (WinterSummer): 31341. Ulrich, Thomas. 2017b. Stockhausen: Uma Interpretação Teológica. Traduzido por Jayne Obst. Krten: Stockhausen-Stiftung em Musik. ISBN 978-3-9815317-0-1. Leitura adicional Editar Kido, Toshir (). 2009. Em 1977 em Tky, a estreia mundial da versão original de Der Jahreslauf Licht para Gagaku Instruments e quatro dançarinos, composta por Karlheinz Stockhausen. Beruku nenp / Alban Berg, no. 13 (edição especial: A música de Karlheinz Stockhausen): 4154. Ligações externas

Comments